Tirantes DYWIDAG em Barra preservam a Herança Cultural de Lisboa: O histórico Hotel Cais de Santarém

No distrito histórico de Alfama em Lisboa, um novo hotel de cinco estrelas está a ser construído, propriedade do Grupo Hotusa Hotels. Este novo Hotel Eurostars, de 91 quartos, está a ser erigido perto do futuro terminal de cruzeiros de Lisboa, numa área total de aproximadamente 8,400m2.

Este projeto especial de construção inclui a restauração do antigo palácio do Marquês da Fronteira e Conde de Linhares. O palácio foi severamente danificado pelo terramoto de 1755 e foi temporariamente usado como armazém de ferro no século XIX. Devido ao facto de se terem encontrado, no local da obra, importantes artefactos arqueológicos, tanto do tempo romano como de outros períodos, o hotel será também um museu.

A cargo do Empreiteiro Geral, Constructora SANJOSE, estão os trabalhos de demolição, escavação e construção das estruturas de contenção. Devido ao estado avançado de degradação do palácio, o Empreiteiro Geral teria de ser muito cuidadoso e preciso. A combinação das exigências técnicas de um hotel moderno de cinco estrelas com a preservação de um local de importante herança cultural foi outro grande desafio.

Em primeiro lugar, todos os elementos contemporâneos ou de pouco interesse arqueológico foram demolidos. Depois, foram executadas fundações com microestacas, cujo comprimento total de perfuração chegou aos 9.5km. De seguida, maciços de betão armado foram posicionados ao nível da base das paredes existentes, assentes em perfis metálicos e microestacas.

Desta forma, a Constructora SANJOSE convidou a DSI Portugal para fornecer Tirantes DYWIDAG em barra, com acopladores, que foram necessários para aperto e fixação dos maciços de betão. No total, a DSI forneceu 192 Tirantes DYWIDAG em Barra com 12,00m de comprimento. Adicionalmente, 384 Acopladores Ø26,5mm foram usados para conexão topo-a-topo das barras de pré-esforço. Isto permitiu a continuação das escavações e suporte de terras para se chegar à profundidade necessária de 12,00m.

Pela estreita cooperação com o Empreiteiro Geral, a DSI Portugal foi capaz de fornecer todos os produtos e sistemas necessários em obra de forma pontual. A DSI orgulha-se de ter contribuído para este projeto de reabilitação numa das cidades mais antigas da Europa.

Dono de Obra

Hotusa Hotels S.A., Spain

Cliente

IMOCAIS - Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, Portugal

Empreiteiro Geral

Constructora SANJOSE, S.A. Representação em Portugal, Portugal

Subempreiteiro

Constructora SANJOSE, S.A. Representação em Portugal, Portugal

Assistência Técnica

Engitarget - Gestão, Projecto e Fiscalização de Empreendimentos, Lda, Portugal


Unidade DSI

DYWIDAG Sistemas Constructivos S.A., Portugal

Participação da DSC

Produção, fornecimento

Produtos DYWIDAG

192 Tirantes DYWIDAG em Barra de Pré-Esforço Ø 26.5mm com 12,00m de comprimento, 384 Acopladores Ø26.5mm

Voltar Mais Projetos
DYWIDAG SISTEMAS CONSTRUCTIVOS, S.A.

envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+351-21-892 28 90