


Ancoragens DYWIDAG em Cordão permitem a Estabilização de Estrada Costeira na Madeira
Em 2010, fortes tempestades causaram deslizamentos de terra numa via rodoviária localizada na costa sudoeste da ilha da Madeira. Por este motivo, a estrada necessitou trabalhos de estabilização ao longo de 90m de comprimento, entre as povoações de Moledos e Calheta.
A solução técnica concebida para a resolução do problema foi a realização de uma extensa estabilização de taludes usando uma cortina de estacas de betão, com 1m de diâmetro. O muro de suporte foi ancorado usando 3 níveis de Ancoragens DYWIDAG. Na extremidade este do muro de estacas, um muro de suporte adicional foi construído, com uma altura máxima de 12,00m. Foi efetuado o reperfilamento do terreno instabilizado, diminuindo significativamente o volume da massa de depósitos de vertente existente no topo do terreno instabilizado e o pavimento foi reparado.
A AFA-AFAVIAS solicitou à DSI que fabricasse e fornecesse 75 Ancoragens DYWIDAG em Cordão. Estas ancoragens definitivas têm 5 cordões cada uma e foram fornecidas de forma completa com cabeças de ancoragem, 4 células de carga e um leitor portátil para monitorização das forças que atuam nas ancoragens.
As ancoragens foram produzidas na fábrica da DSC em Madrid e expedidas para a Madeira. A DSI cumpriu todas as exigências técnicas em estreita cooperação com o Cliente.
The anchors were produced in DSC’s factory in Madrid and shipped to Madeira. DSI fulfilled all technical requirements in close cooperation with the Client. Os trabalhos foram concluídos em Janeiro de 2016.