Tempos de Serviço Longos em Ambientes Agressivos: Ancoragens DYWIDAG em Cordão estabilizam a Barragem da Caniçada

A barragem da Caniçada no Rio Cávado, no noroeste de Portugal, foi construída em 1955. Esta barragem em arco tem 246m de comprimento e é uma parte do sistema em cascata Cávado-Rabagão-Homem, que produz energia em 8 unidades de produção elétrica diferentes. A barragem da Caniçada tem 76m de altura e tem uma capacidade ativa de aproximadamente 150 milhões m3 de água, que podem ser utilizados para gerar 32 GWh de energia elétrica.

Para cumprir com as exigências mais recentes da legislação portuguesa sobre segurança em barragens, a operadora EDP conduziu uma avaliação à barragem da Caniçada. A análise concluiu que seria necessária a construção de um novo Descarregador Complementar de Cheias.

A EDP adjudicou à Mota-Engil Engenharia e Construção S.A. o contrato para a construção deste novo projeto, consistindo numa estrutura de controlo equipada com dois portões radiais. Os portões estão conectados a um túnel de 200m de comprimento, que termina numa estrutura para saltos de ski. Se existir uma grande quantidade de chuvas, a água poderá ser conduzida através da estrutura de saltos, para a bacia de receção, através de uma válvula de controlo. 

Visto que a DSI já contribuiu com sucesso para diversos outros projetos de barragens, o dono de obra convidou a DSC Portugal a elaborar uma solução eficiente e de longo prazo para estabilizar os taludes em ambos os lados do descarregador.

Para o efeito, a DSC produziu e forneceu 82 Ancoragens Definitivas DYWIDAG em Cordão, com duplo corrugado, TWIN-Corr. As ancoragens foram pré-injetadas na unidade de produção da DSC em Madrid, e enviadas ao local de obra junto com as cabeças de ancoragem. As ancoragens DYWIDAG foram posteriormente instaladas nos taludes pelo empreiteiro geral.

O sistema TWIN-Corr revelou ser a melhor solução para este projeto de elevada exigência técnica, por ser um sistema de grande longevidade com um tempo de serviço de mais de 100 anos. Este sistema de duplo corrugado da DYWIDAG possui duas bainhas corrugadas no comprimento de selagem, assegurando assim o suporte de estruturas junto à água e que por isso são altamente suscetíveis à corrosão.

Dono de Obra

EDP – Gestão da Produção de Energia, S.A., Portugal

Empreiteiro Geral

Mota-Engil Engenharia e Construção S.A., Portugal

Cliente

Mota-Engil Engenharia e Construção S.A., Portugal (Departamento de Geotecnia e Fundações Especiais)

Assistência Técnica

Aqualogus – Engenharia e Ambiente Lda., Portugal


Unidade DSI

DYWIDAG Sistemas Constructivos S.A., Portugal

Participação da DSC

Produção, fornecimento, suporte técnico

Produtos DYWIDAG

82 Ancoragens Definitivas DYWIDAG em Cordão, com duplo corrugado, TWIN-Corr, com 4 cordões e respetivas cabeças completas

Voltar Mais Projetos
DYWIDAG SISTEMAS CONSTRUCTIVOS, S.A.

envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+351-21-892 28 90