Eficientes e Rápidos: Tirantes Wire EX para Novos Parques Eólicos em Rio Grande do Norte, Brasil

A empresa Voltalia Energia do Brasil avançou para a construção de dois novos parques eólicos no estado federal de Rio Grande do Norte no nordeste do Brasil: os parques eólicos perto das cidades de Areia Branca e São Miguel do Gostoso. O parque eólico de Areia Branca inclui 30 torres eólicas com uma capacidade total de 90MW e o parque de São Miguel do Gostoso é composto por 36 torres com uma capacidade conjunta de 108MW. As turbinas fornecidas pela Acciona possuem uma capacidade geradora de 3MW cada uma.

As colunas das torres consistem em segmentos pré-fabricados de betão que foram produzidos numa unidade de pré-fabricação montada no local, para minimizar custos de transporte e impacto no ambiente. Quando em operação, estas torres com 120m de altura estão sujeitas a grandes cargas dinâmicas, e por isso têm de ser pré-esforçadas usando Tirantes exteriores Wire EX. Os elementos de betão pré-fabricado são pré-esforçados uns contra os outros usando tirantes exteriores localizados dentro da torre.

No total, a DSI Alemanha produziu 396 Tirantes Wire EX do tipo 62, em comprimentos individuais de 115m, para os dois parques eólicos: 180 tirantes para Areia Branca e 216 para São Miguel do Gostoso. Os tirantes pré-fabricados foram fornecidos em bobines no local de obra.

A coordenação global para parques eólicos com o Empreiteiro Geral Acciona Windpower, Espanha, e Acciona Energía Windfarm é liderada pela DYWIDAG-Sistemas Constructivos (DSC), Espanha. A Protendidos DYWIDAG e a DSC, ambas empresas do grupo DSI, levaram a cabo a instalação e tensionamento do Tirantes Wire EX no Brasil. Na parte superior da torre, os tirantes foram ancorados num anel especial usando 396 Ancoragens Fixas tipo D. Na zona de pré-esforço nas fundações, os tirantes foram ancorados usando Ancoragens Ativas tipo C. Foram utilizados macacos de fibra do tipo Hollow-Piston CFRP Cylinders, porque permitem ser facilmente posicionados dentro das torres, graças ao seu baixo peso.

Os trabalhadores experientes levaram a cabo a instalação e o trabalho de tensionamento com sucesso dentro do prazo limitado. A DSI pretende continuar a contribuir para parques eólicos adicionais com um excelente serviço e um produto que é único no Brasil.

Dono de Obra

Voltalia Energia do Brasil Ltda, Brasil

Empreiteiro Geral

Acciona Windpower

Assistência Técnica

Acciona Windpower

 


Unidade DSI

Protendidos DYWIDAG Ltda., Brasil; DYWIDAG Sistemas Constructivos S.A., Espanha

Participação da DSI

Produção, fornecimento, instalação, suporte técnico

Produtos DSI

396 Tirantes Wire EX, tipo 62, em comprimentos de 115 m, incluindo ancoragens fixas, tipo D, y ancoragens ativas, tipo C

Voltar Mais Projetos
DYWIDAG SISTEMAS CONSTRUCTIVOS, S.A.

envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+351-21-892 28 90