O Farol Torres: Ancoragens DYWIDAG asseguram um pedaço de História na costa de Espanha

O farol Torres está localizado na península do Cabo de Torres nas Asturias, aproximadamente a 280km a oeste de Bilbao. A torre, que foi construída em 1924, está na vizinhança imediata de um penhasco e serve como um museu arqueológico, uma biblioteca e um ponto de vigia.

Devido ao facto da sua localização à beira de um precipício, e também pelo facto da geologia da zona ser formada for argilas, quartzo fraturado e ardósia, a torre é ameaçada por possíveis deslizamentos de terras e formação de grutas.

Consequentemente, decidiu-se estabilizar as encostas mais suscetíveis de deslizamento de terras usando Ancoragens DYWIDAG em Cordão, de grande profundidade. Foram instaladas 17 Ancoragens DYWIDAG em Cordão, de 10 cabos, com dupla proteção contra a corrosão, com 30m de comprimento total e comprimentos livres de 23m cada uma, para amarrar o terreno contra o estrato geológico de rocha.

A instalação das ancoragens revelou ser uma tarefa muito difícil porque exigia trabalhar num precipício a mais de 80m acima do nível do mar. O empreiteiro, Geocisa, projetou um mastro especial acoplado a uma retroescavadora, permitindo o acesso aos pontos de ancoragem com equipamento perfurador de alta gama.

Além das Ancoragens DYWIDAG em Cordão, a DSI Espanha também forneceu suporte técnico e um macaco hidráulico Hoz3000, necessário para os trabalhos nestas difíceis condições.

Dono de Obra

Autoridad Portuaria de Gijón, Espanha

Assistência Técnica

Orbis Terrarum, Espanha

Empreiteiro Geral

Geocisa, Espanha


Unidade DSI

DYWIDAG Sistemas Constructivos S.A., Madrid, Espanha

Participação da DSI

​Produção, Fornecimento, Suporte Técnico

Produtos DSI

17 Ancoragens Definitivas DYWIDAG em Cordão, 10x0,6” e equipamento de pré-esforço Hoz3000

Voltar Mais Projetos
DYWIDAG SISTEMAS CONSTRUCTIVOS, S.A.

envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+351-21-892 28 90