Alívio para Noia: Nova Ponte de Tirantes assegura meses de Verão sem engarrafamentos

Durante os meses de Verão, a cidade de Noia perto de Santiago de Compostela, no noroeste de Espanha, sofria regularmente um grande volume de tráfego. Em média, dois milhões de veículos por ano viajam até às praias de Noia e Muros.

Atualmente, os residentes de Noia podem finalmente ter alívio destes constrangimentos. Desde dezembro de 2013, uma nova ponte de tirantes atravessa o estuário perto de Noia. A ponte liga Testal com A Barquina e é a parte principal de uma nova via rodoviária para Santiago de Compostela que reduz significativamente reduz o tempo de viagem entre as duas cidades.

O novo viaduto é ponte de betão pré-esforçado com duas vigas pré-fabricadas que suportam uma laje de betão. A ponte tem um comprimento total de 1700m e vãos com uma média de 30m. Isto exclui os vãos suportados por tirantes – dois desses vãos tem 48m de comprimento, e o vão intermédio tem um comprimento de 102m. O tabuleiro da ponte tem uma largura total de 16,5m e acomoda duas vias de tráfego, bem como duas vias pedonais e ciclovias.

Os tirantes estão montados em dois pilares metálicos simétricos que alcançam uma altura de 26,3m acima do tabuleiro. Os 24 tirantes estão dispostos de forma simétrica na ponte principal com 12 tirantes ancorados em cada pilar em forma de leque.

A DSI Espanha forneceu e instalou tirantes do tipo DG-P 31, DG-P 37, DG-P 55 e DG-P 61 em comprimentos entre 21 e 55m. Os tirantes cumprem todos os requisitos FIB e são inseridos em bainhas brancas com uma hélice exterior para reduzir as possíveis vibrações induzidas pelo efeito da chuva e do vento. Os cordões, com um peso total de 59t, são galvanizados, encerados e embainhados, cumprindo os requisitos técnicos da prEN 10337.

O trabalho de instalação foi levado a cabo e supervisionado pelos colaboradores experientes da DSI Espanha. As operações de tensionamento foram executadas sem incidentes, graças ao sistema patenteado ConTen. O ajuste das cargas dos tirantes foi alcançado usando os macacos DSI.

Para reforço adicional dos segmentos pré-fabricados de betão no vão principal, a DSI forneceu e instalou 48 Tirantes DYWIDAG em Cordão, do tipo 27x0,62”. Os segmentos pré-fabricados de betão, que possuíam 30m de comprimento médio, foram acoplados usando Tirantes DYWIDAG em Barra usando Barras Ø36, 40 e 47mm perto dos encontros. No total, a DSI forneceu 16t de Tirantes DYWIDAG em Barra com acessórios específicos para o efeito.

Dono de Obra

Xunta de Galicia, Espanha

Assistência Técnica

Pondio Ingenieros SL, Espanha

Empreiteiro Geral

Puentes y Calzadas Infraestructuras, S.L.U., Espanha

Subempreiteiro

Estructuras y Montajes, Espanha


Unidade DSI

DYWIDAG Sistemas Constructivos S.A., Madrid, Espanha

Participação da DSI

Produção, fornecimento, instalação, serviços de engenharia e suporte técnico

Produtos DSI

24 Tirantes DYNA Grip® do tipo DG-P 31, DG-P 37, DG-P 55 and DG-P 61; 48 Tirantes DYWIDAG em Cordão, do tipo 27x0.62"; 16t de Tirantes DYWIDAG em barra nos diâmetros Ø 36, 40 e 47mm com acessórios.

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