Primeira utilização de ancoragens definitivas em cordão, eletricamente isoladas, asseguram a construção de ponte de tirantes

Ponte Europa, Coimbra, Portugal

A Ponte Europa é uma ponte de tirantes assimétrica com um vão com 330m de comprimento e aproximadamente 2 km de viadutos de acesso sobre o rio Mondego cerca da cidade de Coimbra e que liga as estradas IC2 e IP3.

A DSI Portugal forneceu 60t de sistemas de reforço GEWI® para 87 elementos pré-fabricados da ponte de tirantes; cada elemento pesou 150t. Os acoplamentos foram pré-apertados na fábrica da SUSPA-DSI em Königsbrunn, Alemanha e entregue em obra pré-montados.

A Ponte Europa é a primeira estrutura em Portugal a utilizar ancoragens em cordão, eletricamente isoladas. As ancoragens em cordão, fabricadas pela DSI Austria, têm um comprimento médio de 25m. Entre outras coisas, servem para acomodar as cargas horizontais no encontro que resultam em parte do modelo estrutural assimétrico da ponte. A instalação das 19 ancoragens, as medições da resistência elétrica e os ensaios de receção foram supervisionados pela DSI Portugal e pela DSI-TS Munique.

Os trabalhos de instalação das ancoragens foram terminados com sucesso em Junho 2003.

Para facilitar esta primeira utilização de ancoragens em cordão, eletricamente isoladas, em Portugal, foi realizado um teste do princípio estrutural da Ancoragem DSI. Com a supervisão da Fiscalização da obra, a DSI-TS fabricou, instalou, tensionou e depois escavou uma ancoragem em cordão eletricamente isolada, num local em Lisboa. Os testes de resistência elétrica, depois da instalação, injeção e tensionamento, foram positivos. Houve uma avaliação igualmente positiva do comportamento da ancoragem após a sua remoção do terreno. Assim, a Ancoragem DSI recebeu a recomendação das autoridades competentes e a instalação em Coimbra foi assim tornada possível.

Dono de Obra

(Instituto das Estradas de Portugal), Almada, Portugal

Empreiteiro Geral

Consórcio SOMAGUE,Sintra, Portugal / NOVOPCA, Porto, Portugal

Cliente

TECNASOL -FGE, Portugal, Amadora, Lisboa, Portugal


Unidade DSI

DSI Portugal, DSI Austria, SUSPA-DSI Königsbrunn, DSI-TS (Munich)

Participação da DSI

Fornecimento de 60t de Sistemas de Reforço GEWI® ; Fornecimento e instalação de 19 Ancoragens Definitivas DYWIDAG em Cordão, Eletricamente Isoladas, 8x0,6”, após a aprovação prévia do princípio estrutural

Voltar Mais Projetos
DYWIDAG SISTEMAS CONSTRUCTIVOS, S.A.

envie-nos um e-mail
ou ligue para nós:
+351-21-892 28 90